TEMA DO ENCONTRO: Deus nos chama a ser Igreja.  

Posted by: Erick Sávio

ENVIADO POR: Fernanda
PARÓQUIA: Paróquia São Tiago Apóstolo – Londrina - Paraná

HISTÓRIA: Sou catequista a 6 anos, e descobri minha vocação quando ainda participava de outra paróquia. Era dia da palavra e a pastoral responsável aquele mês era a catequese, e fiquei simplesmente encantada ao entrar na capela e ver toda a decoração, parecia dia de festa. Havia duas bexigas em cada banco, marcando as quatro fileiras de bancos com quatro cores diferentes. No centro da capela, onde os dois corredores se cruzam, havia um altar coberto com papel celofane vermelho e amarelo imitando uma fogueira, em cima uma Bíblia enorme rodeada por vários pãezinhos e alguns ramos de trigo, era a mesa do pão da palavra inspirada pelo Espírito Santo. No presbitério, estava uma casinha de fantoches e me lembro bem do tema: as viagens de Paulo e Barnabé. Foi feita uma dinâmica envolvendo toda a comunidade, numa linguagem explicativa e cativante, eu que estava no começo da caminhada entendi tudo. Nesta noite meu coração ardeu e eu tive certeza: Deus me criou para ser catequista. Amém!!!




* Ambientação

Como estamos iniciando um ano catequético, nem todos se conhecem ou me conhecem, então o ambiente deve ser acolhedor. Uma folha de sulfite impresso “BEM-VINDOS” colado na porta faz toda a diferença. Colorir chama mais ainda a atenção.

Distribuo as cadeiras em forma circular, assim ninguém fica de costas pra ninguém.
Monto um altar em um canto visível da sala, com bíblia, uma toalha branca, e uma imagem de nossa senhora e uma do rosto de Jesus (está em anexo). Não uso velas, acho perigoso se os catequizandos forem muito pequenos. Mas flores são muito bem vindas.

Sempre decoro a sala com bexigas e faço um bolo, (procuro fazer de chocolate que agrada a maioria – como não sou confeiteira, salpico com balas de goma coloridas, até hoje tem agradado bastante- essa parte fica a critério, não faz parte do encontro mas agrada J).

* Acolhida
Recebê-los na porta, cumprimentar as mães e mostrar que são bem-vindos são gestos muito importantes. Neste momento o catequista é representante de Jesus acolhendo seus filhos

* Oração inicial
Inicio com o momento do perdão. Assim como na Santa Missa, decidir perdoar e pedir perdão é fundamental antes da oração do Pai Nosso. Cada catequizando pensa nas pessoas a quem tem que pedir perdão(pensando antes em quem tem que pedir perdão nos mostra que somos falhos, isso facilita perdoar quem nos ofendeu), depois nas que precisa perdoar.

Coloca-se em seguida as intenções e pedidos, como é o primeiro dia poucos falam, incentivo os pedidos pelas famílias, e pelos catequizandos que ainda não vieram (nem todos vem no primeiro dia), importante explicar que estes pedidos são o “pão nosso de cada dia”.

Rezamos a oração do Pai-Nosso, Ave-Maria, clamamos o Espírito Santo e pode-se concluir com uma oração espontânea.

* Conteúdo ou propósito do 1º Encontro

O propósito do primeiro encontro é nos conhecermos, enquanto colegas de sala e como membros de uma comunidade cristã. Então, ao invés de fecharmos na festinha, aproveitamos para mostrar que estão sendo inseridos na Igreja.

DEUS NOS CHAMA A SER IGREJA.

* Nossa Igreja foi fundada por Jesus Cristo “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18 )

* A Igreja é o POVO DE DEUS, e “o único Povo de Deus estende-se a todos os povos da terra, recebendo de todos eles seus cidadãos, de um Reino ... não terrestre, mas celeste. Pois todos os fiéis dispersos pela terra estão em comunhão com os demais no Espírito Santo. (LG 35)

* A Igreja é o CORPO MÍSTICO DE CRISTO.

A cabeça deste corpo é Cristo (LG 15) é necessário que todos os membros se conformem com Ele, até que Cristo seja formado nele. “Todo o corpo, alimentado e ligado pelas juntas e ligaduras, aumenta no crescimento dado por Deus” (LG 17)
* Em nossa paróquia, todas as pessoas fazem parte da Igreja e do Corpo místico de Cristo, cada um na sua função (Padre, catequista, catequizando), cada um do seu modo, mas todos unidos pelo Espírito Santo. Tanto na Santa Missa como na catequese e nas outras pastorais, cada pessoa é um pedacinho da Igreja de Cristo, fundada, amada e sustentada por Ele.

* CONCLUSÃO
Vejamos nosso corpo: quando um parte está machucada, ou um osso quebrado, não cortamos o braço e jogamos fora, engessamos, cuidamos, e enquanto uma mão não pode trabalhar, a outra faz o serviço dobrado, e o resto do corpo ajuda como pode. Assim também, quando um de nossos irmãos da Igreja está ferido pelo pecado ou com o coração afastado de Jesus, nós não o jogamos fora, mas colocamos o “gesso da oração” sobre ele, para que se restaure e volte a suas atividades normais. Todos nós somos importantes: as mãos não vão a lugar nenhum se os braços não as levantarem, se os pés não as carregarem, se os olhos não as guiarem. Assim somos todos nós, e isso é ser Igreja.

* Dinâmica
Desenho um corpo humano em cartolinas rosa, onde a cabeça é o rosto de Jesus (que fica no altar), recorto o contorno (o modelo segue em anexo), e divido suas partes: pés, mãos, braços, uma parte para cada catequizando (deixo no mínimo duas a mais no caso de crianças novas chegarem de última hora). Fica um quebra-cabeça. Em cada parte escrevo o nome de um catequizando, e colo com fita crepe feito rolinhos nas costas do quebra-cabeça em baixo das cadeiras, assim fica escondido. Faço uma cópia exata do quebra-cabeças em cartolina branca, escrevo “gesso” em todas as peças e reservo. Essas peças serão usadas no lugar das crianças que não vierem no primeiro dia. O corpo de Jesus, que é a Igreja ficará parte rosa, parte branco engessado.

Colocar o rosto de Cristo, (do quebra-cabeças) no chão, no centro da sala. Cada catequizando pega o pedaço do quebra-cabeça colado em baixo da carteira (momento surpresa). Como foi colado aleatoriamente, não serão os seus nomes. Então cada catequizando chama o dono da parte do corpo, que se apresenta para a turma, e assim todos montam o quebra-cabeças.

Como nem todos os catequizandos comparecem no primeiro dia, é bem provável que falte peças. Então recorre-se ao quebra-cabeças de cartolina branca e preenche-se o corpo com “pedaços de gesso” (que tem o mesmo tamanho e formato do corpo rosa). Escrever nestes pedaços o nome de quem faltou e rezar por todos a oração do Santo Anjo, pedindo a Deus que eles sejam conduzidos de volta a Igreja pelo seu Anjo da Guarda.

Avaliar como ficou o Corpo de Cristo, mais completo ou muito engessado? Deixar que os catequizandos comentem. Pedir também que comentem como se sentiram ao rezar pelos que não vieram.

(HORA DO BOLO )
* Oração Final
Pedir que cada um pense nas pessoas da família, escola e amigos que não estão freqüentando a Igreja, e pedir a Jesus que os traga até seu Corpo Místico.
Consagrar a turma a Nossa Senhora, pedindo a ela que sempre cuide de nós quando estivermos feridos, e não permita que nos afastemos da Igreja.
Santo Anjo que os leva em segurança para casa. Amém.

This entry was posted on 09:34 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário

Seja muito Bem-Vindo