TEMA DO ENCONTRO: A importância de viver  

Posted by: Erick Sávio

ENVIADO POR: Mariela Aparecida Montes
PARÓQUIA: Paróquia: Sant'Ana - Arquidiocese de Mariana (Região Sul) - Carandaí-MG

HISTÓRIA: "Sou catequista a aproximadamente 5 anos, minha prima começou com uma turma e me convidou para ser sua auxiliar, com 2 anos e meio de experiência tive minha primeira turma, que fará a Primeira Comunhão até julho deste ano, comecei nova, hoje tenho 19 anos de idade, ser catequista é maravilhoso, é uma experiência muito boa, você passa pra criança o ensinamento e quando você vê aquele sorriso de felicidade por ter aprendido algo novo, nossa, é inexplicável." 'Que as bênçãos de Deus caia sobre mim e sobre todos os catequistas, não nos deixando desanimar deste maravilhoso dom. Obrigada Senhor, por tudo. AMÉM.'

- Ambientação
Fazer um encontro diferente é fundamental, deixe as crianças à vontade, deixe de lado as cadeiras e faça um círculo e sente-se no chão.

- Oração Inicial
Para iniciarmos nosso encontro, ficaremos de pé, faremos o sinal da cruz e rezaremos a seguinte oração:

Oração da criança
"JESUS, hoje, eu quero dizer para você duas coisas importantes:

Primeiro, eu agradeço por minha vida, meus pais, irmãos, por minha catequista e por meus colegas.

É muito bom viver, Jesus!

Depois, eu peço a você por todas as crianças que vivem sem família, sem casa, sem comida e sem escola. Cuide delas, JESUS!

Ainda outra coisa, coloque também mais amor no coração dos adultos para ajudar as crianças, a serem mais felizes.

OBRIGADO, JESUS!"



- Tema
No nosso encontro de hoje abordaremos o seguinte tema: "A importância de viver", temos que valorizar a nossa vida e a vida do nosso irmão, mostrar a importância de Deus na nossa vida. Vamos aprofundar?

- Ver

No mundo em que vivemos, não são todas as pessoas que valorizam a vida. Mas ela deve ser valorizada, foi um presente de Deus para nós. Deus nos criou de uma forma muito carinhosa, nos aconchegou no ventre de nossa mamãe durante 9 meses, para que lá recebêssemos todos os nutrientes necessários para virmos ao mundo. E Ele fez o mundo com muito carinho para nós, mas nem sempre respeitamos o mundo, poluímos nossa cidade, cortamos árvores, jogamos lixo nos rios, fazendo isso agredimos os seres que tem vida.

Tudo tem Vida, as plantas, os animais, a gente. Precisamos cuidar do nosso mundo para podermos VIVER como Deus quer que vivamos, felizes e satisfeitos com tudo que Ele fez para nós.

Temos que procurar viver como Deus quer que vivamos. Ele quer também, que tudo o que vocês aprenderem seja passado para frente, temos que mostrar para nossos irmãos como Deus é bom para nós. Mostrar que Ele só quer te amar e ser amado.

Vamos fazer uma dinâmica que nos ajudará a entender a importância de passarmos para o próximo à grandiosidade de Deus em nossa vida.

“Precisaremos de uma tigela ou copo com água, um giz, uma pedra e uma esponja.
Desenvolvimento: Comece explicando a função de cada objeto, e vai mergulhando-o na água, durante a explicação também pode tomar algum texto Bíblico que fale sobre a importância de Deus na nossa vida; (não vou citar nenhum porque a dinâmica vem ao encontro da realidade que o catequista esteja trabalhando com sua turma).

1. água: fonte que restaura e purifica e que gera vida
2. giz: feito de cal e que absorve para si toda água.
3. pedra: material rústico que não deixa que nada penetre dentro de si.
4. esponja: depois de molhada absorve uma certa quantidade de água,

ESPONJA: Assim que apertada, ela transmite de dentro de si o de mais precioso que é a água que purifica e restaura.

Obs: O catequista vai explicando cada objeto relacionando com vários tipos de atitudes (das pessoas) que temos hoje na sociedade ou até mesmo dentro da própria Igreja.

Ex: giz- pessoas que recebem o ensinamento de Deus mas fica só pra si, deixando de anunciar e testemunhar;

pedra - pessoas que se fecham e não deixam que o ensinamento de Deus o transforme e molde sua vida como vaso nas mãos do oleiro;

esponja- é a pessoa que absolve, escuta o ensinamento de Deus, e deixa que ele transforme e modifique sua vida; tornando também testemunha fiel do Reino de Deus.”

- Iluminação Bíblica
Vamos agora, ouvir o que Deus quer nos dizer sobre a vida: Gn 1, 26-31

"Então Deus disse: 'Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra.' Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: 'Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.' Deus disse: 'Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento.' E assim se fez. Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio à tarde e depois a manhã: foi o sexto dia."

Como vocês puderam ver, Deus fez tudo com muito AMOR, pra você, pra mim, pra todos nós.

- Agir
Acredito que vocês já sabem o que fazer quando sair daqui, não é mesmo. Divulguem seu amor por Deus, mostre às pessoas que convivem com que Deus os ama, e que tudo que está ao nosso redor foi Deus quem nos Deus. E nunca se esqueça de agradecer seu precioso presente: sua VIDA.

- Oração Final
Cada criança fará uma prece agradecendo ou pedindo algo para si e para o próximo. (EX.: “Agradeço a Ti, Senhor, por minha vida, pela vida de meus familiares e amigos; e peço que o Senhor nos dê força para nunca desanimar deste maravilhoso presente: nossa vida.”).

Agora vamos rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e após a seguinte oração:

Oração da criança
"Jesus, eu gosto do Senhor, muito obrigado pela vida que o Senhor me deu! Muito obrigado por papai e mamãe e por todas as pessoas, que o Senhor colocou bem perto de mim.

Jesus, eu estou crescendo não só por fora, para ter um corpo bonito e forte, mas, ajude-me a crescer também por dentro, para ter um coração cheio de bondade.
Jesus, ajude-me a ser feliz porque eu existo.

Jesus, eu gosto do Senhor, de todo coração e vou gostar de todo mundo, como o Senhor gosta de mim."
Amém.

This entry was posted on 09:43 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário

Seja muito Bem-Vindo