TEMA DO ENCONTRO: O pecado prejudica a todos  

Posted by: Erick Sávio

ENVIADO POR: Dirce de Cássia Corrêa Macedo
PARÓQUIA: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Lavras - MG

HISTÓRIA: Tenho 42 anos de idade. Comecei a participar da catequese quando morava em Belo Horizonte aproximadamente aos 22 anos. Iniciei ajudando uma catequista e depois assumi uma turma sozinha. Fiquei um tempo sem atuar na catequese quando nasceu meu filho. Aqui em Lavras, moro há 7 anos e atuo nesta comunidade desde que mudei. Nossa paróquia é nova. Foi instituída em 2004. Neste período fui nomeada coordenadora paroquial e atuei no período de um ano. Gosto mais de trabalhar com crianças nas turmas de primeira Eucaristia e também na formação de novos catequistas. Atualmente também sou ministra extraordinária da Eucaristia. Tenho um amor muito grande pela pastoral catequética e não imagino minha vida longe desta pastoral.

Ambientação
Não é preciso um ambiente especial para este encontro, porém os catequizandos devem estar dispostos em círculo. Também é necessário um local para afixar as gravuras ou imagens selecionadas na dinâmica.

Acolhida
Para esta acolhida o catequista deve confeccionar um coração de cartolina em um tamanho que fique escondido no meio de mãos.

Iniciar o encontro com a brincadeira “com quem está o amor de Jesus?”.

Esta brincadeira é, na verdade, uma adaptação do conhecido “passa anel”, só que em vez de passarmos um anel iremos passar um coração. Sorteia-se a criança que vai passar o coração. As outras sentam-se lado a lado com as mãos fechadas (como para rezar) no colo. A que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, ou seja, finge que põe o coração na mão de cada um dos participantes, mas na verdade, só deixa cair na mão de um. Quando acaba, abre as mãos mostrando que já não está mais com o coração. Ao terminar, a criança pergunta a um dos participantes: com quem está o amor de Jesus? Se o participante acertar, ele irá passar o coração. Se não acertar, aquele que estiver com o coração é que irá passá-lo.

Oração Inicial
Queridas crianças, hoje iniciamos nosso encontro de catequese com uma brincadeira que perguntava: com quem está o amor de Jesus? Todos nós somos amados por Jesus e somos chamados por Ele a viver este amor. Mas será que estamos vivendo este amor no nosso dia-a-dia? (pequeno momento de silêncio). Iniciemos com o sinal da cruz e a oração do Pai-Nosso, lembrando que quando dois ou mais se reúnem em nome de Jesus, Ele está no meio deles.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Pai Nosso...

Objetivo
Compreender que o pecado tem uma dimensão mais ampla: o pecado que alguém comete afeta todos os membros da comunidade.

VER - Dinâmica
- O catequista deve providenciar jornais, revistas, tesoura e fita crepe.
- Em duplas, os catequizandos terão um tempo para procurar gravuras ou fotografias que representam o bem e o mal. Cada dupla deve selecionar pelo menos uma imagem que represente o bem e uma que represente o mal.
- Terminado o tempo, o catequista recolhe os jornais e revistas que sobraram e cada dupla irá apresentar as imagens que foram selecionadas. As imagens do bem deverão ficar de um lado e as do mal, em local oposto.
- Montar o quadro do mal e do bem.



Partilhar

Observamos os quadros, o que vemos?
Por que essas coisas foram colocadas na coluna do bem?
O que está na coluna do mal?
Quais as conseqüências desses males em nossa vida?
Aprofundando o tema
Referência: Os Sacramentos em sua vida.
(Não cito outros dados do livro porque ele está emprestado com uma catequista que está viajando, mas assim que possível passarei os dados como autor, editora, etc).

Muita gente pensa que o pecado seja uma questão pessoal. Puro engano. O pecado que alguém comete afeta todos os membros da comunidade.

Vamos fazer um exemplo: quando você machuca um dedo, ou sofre do estômago, ou tem dor de dentes, não é todo o corpo que sofre? Por acaso você tem coragem de cantar de alegria, quando tem dor de dentes, só porque a garganta não dói?

A mesma coisa acontece quando você peca. E as conseqüências do pecado estão diante de todos: injustiças, pobreza, analfabetismo, prostituição, aborto, exploração do outro, salários injustos, e tantas coisas mais. O luxo de alguns converte-se em insulto contra a miséria das grandes massas. Isto é contrário ao plano do Criador.

Iluminar
Diante de tudo isso que estamos vendo nas imagens que vocês selecionaram, vamos ouvir o que Deus tem a nos dizer.
(Todos em pé para a leitura selecionada. É apropriado um canto de preparação para a proclamação da leitura).
Canto: 366 – Louvemos o Senhor

Eu vim para escutar, tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor.
Eu gosto de escutar tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor.
Eu quero entender melhor, tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor.
O mundo ainda vai viver tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor.
Palavra do Senhor: Romanos 12,9-21
Após a leitura, o catequista solicita aos catequizandos para destacarem as recomendações de São Paulo.

Como devemos nos relacionar com os nossos irmãos?
Amando, sendo carinhoso uns com os outros, não ser preguiçoso, servindo com alegria, sendo pacientes e perseverantes na oração, sendo solidários quando precisarem de nós, rezando por aqueles que não gostamos muito, vivendo em união, sendo humilde.

A palavra pecado significa “manchado”, “sujo”, “machucado”. Há certas atitudes que sujam e machucam a pessoa humana.

Nossos gestos de ajuda aos outros são gestos de união e trazem alegria. É acolher e viver o amor com Deus, conosco mesmo e com os outros. Os gestos que dividem, que prejudicam a união são gestos contra Deus e contra os irmãos.

Gestos que ajudam são os que trazem alegria e união. E gestos que atrapalham são os que trazem tristeza e desunião, que acabam com a amizade. Fazem as pessoas ficarem sozinhas, desvalorizam e prejudicam a vida.

Celebrar – Oração
Momento de oração de perdão. O refrão pode ser cantado por todo o grupo. Importante seria que todas as crianças tivessem o texto. Pode-se selecionar crianças para ler cada uma das estrofes. Ler pausadamente para viver este momento de oração.

Refrão: Piedade, Piedade, Piedade de nós

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
Eu reconheço toda a minha iniqüidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
Desviai o vosso olhar dos meus pecados e apagai todas as minhas transgressões! Da morte como pena, libertai-me, e minha língua exaltará vossa justiça!
Agir
O catequista deve preparar um coração em tamanho maior que o da brincadeira da acolhida para cada catequizando. Cada um é convidado a assumir um gesto concreto para esta semana: fazer as pazes com um amigo, pedir perdão a alguém que tenha ofendido... e entregar o coração a esta pessoa em sinal de amor.

This entry was posted on 09:45 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário

Seja muito Bem-Vindo