TEMA DO ENCONTRO: O que é catequese?  

Posted by: Erick Sávio

ENVIADO POR: Jonas Sales dos Santos
PARÓQUIA: Paróquia: São Camilo de Lellis - Rio de Janeiro

HISTÓRIA: Sou catequista de uma turma de perseverança. Começei na pastoral como auxiliar de catequista e isso durou 3 anos. Quando uma grande turma estava prestes a fazer a primeira Eucaristia e não havia outro catequista se não eu, para assumir a turma, pois, todos já tinham turma ai começou a minha vida como catequista verdadeiramente. Nos meus encontros tento ao máximo fazer com que os perseverantes vivenciem na prática a fé,pois, defendo a tese que depois de 3 anos de catequese temos que praticá-la. Isso deu muito certo, tanto que hoje em dia minha relação com os perseverantes é excelente.Falar de Jesus é um maravilhoso dom advindo dos céus. Amo ser catequista. Esse encontro que lhes mando é muito agitado, pois acho que a catequese deve ser diferente de escola e através de "brincadeiras" as crianças melhor aprendem e vivem o exemplo deixado por Jesus, exemplo de amor.

Ambientação:

Começa o encontro com uma música de fundo. À medida que as crianças vão chegando irão sentando, nas cadeiras postas em círculo. Depois de acalmar o animador apresenta-se junto à equipe que organizará o encontro.
O animador esconderá alguns objetos pelo local onde acontecerá o encontro. Haverá dicas também espalhadas pelo salão para ajudar a encontrar os objetos. Esses objetos terão que ser algo em relação à catequese (Pode ser textos, palavras) Ex: Livro que usará na catequese, a bíblia, imagens de Jesus, fotos de pessoas com gestos de carinho...As crianças terão que se mover através do volume da música, se a música estiver alta terão que se movimentar rápido e se tiver baixa terão que se movimentar devagar. Para essa atividade os envolvidos terão que se separar em grupos, do qual terá que ter um líder. No desenvolver da gincana da procura haverá algumas fotos coladas na parede. Ao final da brincadeira o animador fará perguntas sobre esses objetos colados nas paredes.
Ex: Vocês acharam tudo?
R: Sim
Agora vamos ver se vocês prestaram atenção em tudo. Ok?
R: Sim
Quantos objetos haviam colados nas paredes?
Onde está a foto da família de Nazaré, a família de Jesus e a Nossa?
O que estava escrito na fase que estava na parede onde a porta fica?
Obs: Perguntas sobre os objetos achados também valem.

3- Haverá um caixa para cada grupo, caixa essa que será de acordo com a cor do grupo. Lá eles colocarão todos os objetos das gincanas que ocorrerão no dia desse encontro. Os grupos serão fixos até o fim do encontro. Cada dinâmica terá uma pontuação e ficará a critério da equipe de organização a pontuação. (Pode ser por objeto, por brincadeira...).

Em cada local do “salão” utilizado será ocupado pela equipe. É bom que na parede por eles ocupados tenha uma tabela montada na cartolina para eles acompanharem a contagem dos pontos. É válido que as equipes tenham uma pessoa adulta para ajudar. As equipes deverão ter um nome, esse nome deve ter algo relacionado com catequese (Mensageiros, evangelistas, Somos amigos de Jesus...).
Acolhida:

Todos receberão um papel e nele será escritos o nome das pessoas e suas qualidades.
Ao término eles colarão no peito, o papel, como um crachá, e andarão pelo salão ao som de uma música. O animador explicará que as pessoas terão que ler uns dos outros para depois adivinharem quem é a pessoa daquele ficha lida pelo animador.
Depois de andarem o animador pega as fichas. E para aumentar a dificuldade antes ele fará uma dinâmica. Essa dinâmica será assim: Todos sentarão em círculo e com as equipes misturadas. Daí ele explica que a pessoa terá que falar seu nome e o nome da pessoa ao lado
Ex: Meu nome é Jonas, Meu nome é Jonas, Maria, Meu nome é Jonas, Maria, e Amanda, Meu nome é Jonas, Maria, Amanda e Júnior...

Ao término o animador faz as perguntas sobre os tais crachás e é claro valerá uma pontuação às respostas certas. Obs: Pessoas da mesma equipe não podem responder a pergunta às fichas terão que ser da cor de cada equipe.
Sempre com uma música de fundo
Oração inicial.
1-Haverá no centro da roda um coração machucado - triste. O animador pedirá para que as crianças escrevam no coração o que está deixando ou os deixa triste. No final da escrita o animador explica que o sentido é limpar o coração. Ao término da escrita, todos darão as mãos e farão a oração.

2-O animador pedirá para eles se deitarem no chão e pedir para fecharem os olhos. O animador começa a fazer um encontro com Jesus. Com uma música de fundo.
Obs: Não esquecer perguntar sobre o relaxamento ao término.

A terminar o momento de encontro com Jesus, haverá no centro do salão um coração feliz e nele as crianças escreverão o que as deixa ou deixou feliz.
O animador faz uma oração novamente com todos juntos de mão dada sobre o coração feliz, deixando bem claro o sentido da dinâmica.(Sentido: Jesus nos quer feliz, e isso é o que veremos na catequese)
Reza um Pai Nosso e uma Ave-Maria.
Todos sentarão com as equipes e começará a palestra

Conteúdo ou propósito do primeiro encontro:
1- O animador começa dando um passeio pelas dinâmicas feitas até o momento
Fala dos objetos que cada grupo achou, seus sentidos, porque se usa na catequese tal objeto, o que contém cada objeto, a importância de cada um... (Uma “aula”).
Depois fala da dinâmica de conhecimento e relaciona sempre com Jesus nos conhecendo e que na catequese conheceremos mais sobre Jesus. Em resumo: Assim como Jesus me conhece, muito bem e sabe de nossas necessidades, nós conheceremos Jesus na catequese.
Obs: Não esquecer de usar o material que foi achado na primeira brincadeira. Folhear o livro da catequese e falar sobre alguns capítulos bem em resumo, sempre comparando com as atividades já feitas. Não esquecer de falar da Missa como continuidade da catequese.

Dinâmica:
1-Cada grupo terá que elaborar duas perguntas sobre a palestra.
2-Haverá uma caixa onde eles colocarão as perguntas e lá dentro haverá outras atividades misturas. Ex: Dê três pulinhos, cante uma música, reze a oração que Jesus nos ensinou...E será sorteado e cada grupo terá que fazer o que o papel lhe ordenar.
3- Cada tarefa terá uma pontuação.
4- Terá no final soma dos pontos, de todas as dinâmicas até então, e o grupo vencedor terá um prêmio, porém, esse prêmio virá em uma caixa da qual terá uma carta, de Jesus para o grupo campeão, pedindo para eles dividirem o prêmio com todos.

Logo após a divisão haverá a oração final

Oração Final

Começa com uma música e todos de mão dadas.
Entra em uma cartolina recortado um livro e nesse livro estará escrito: Muito obrigado pelo dia maravilhoso que tivemos e por isso precisamos de seu autógrafo. Você foi de grande importância nesse dia. E espero te ver na catequese para que momentos com Jesus sejam mais constantes.
Em seguida todos escreverão seus nomes
Logo em seguida, no centro estará o livro, e faz-se uma oração agradecendo o encontro.

This entry was posted on 09:31 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário

Seja muito Bem-Vindo