TEMA DO ENCONTRO: Pecado - A Misericórdia de Deus  

Posted by: Erick Sávio

ENVIADO POR: Francisca Valéria Fortaleza Gomes
PARÓQUIA: Comunidade São Vicente de Paulo – Beira-Linha Teresópolis

HISTÓRIA: Sou catequista a 5 anos, o que me levou mais procurar a Igreja foi quando minha madrinha, que era minha mãe de criação faleceu, então o que passou a preencher todo espaço que ficou na minha vida foi Deus, comecei na Comunidade de Fátima que também estou até hoje, porém como esta comunidade de São Vicente de Paulo tem necessidade de catequista fui chamada para ajudar atrás 2 anos e eu gostei muito. E agradeço a DEUS por me dar oportunidade de ser CATEQUISTA.

Objetivo: Levar a criança a reflexão de atos que devemos aprender desde pequeno.

Oração inicial:
Ornamentação da sala
Sala organizada com as cadeiras arrumadas em círculo para as crianças. No centro uma mesa com a Bíblia, uma vela acesa e a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Pedir às crianças que, antes de se acomodarem, em silêncio, olhem para a imagem do Sagrado Coração para que depois, juntas digam: JESUS VÓS QUE SOIS MISERICORDIOSO DAÍ-NOS UM CORAÇÃO IGUAL AO VOSSO. Depois fazer a oração da Invocação ao Espírito Santo, para que ele ilumine o encontro e que seja nos dado o DOM DA SABEDORIA para que todos entendam a necessidade desta reflexão, já que alguns cometem certos atos que jamais imaginam ser um PECADO. Em seguida rezamos a oração que o próprio Pai nos ensinou, o PAI NOSSO e, para que jamais nos esqueçamos da nossa MÃEZINHA lá do Céu rezamos a AVE MARIA.

Reflexão: (Ver e Iluminar)

Todos aqui conhecem um versículo bíblico que diz:

Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo. (João 8, 34)

Se Deus nos dá vida e vida em abundância, porque ele vai querer que sejamos escravos de algo que não pertence a ele. Porque na verdade há única coisa em nossa vida que não pertence a Deus é o PECADO. O pecado é só nosso. Ele faz parte da natureza HUMANA e não DIVINA por isso, ele só pertence ao homem e JESUS mesmo tendo a natureza humana JAMAIS cometeu algum pecado.

Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio. (Mateus 4, 1)

Como é visto neste versículo bíblico não por falta de oportunidade, mas sim por escolha, isto porque ele visava para as nossas vidas o projeto de DEUS. E neste projeto não existe lugar para o PECADO.

Apesar de ser difícil viver sem pecar, precisamos assim como JESUS, lutar constantemente e sem trégua contra o pecado,pois é por sermos seres humanos que estamos sempre cometendo pecados, porém existe uma grande diferença entre cometermos o pecado e querermos nos livrar dele, principalmente contra aqueles pecados que são de “estimação”.

É muito fácil identificar quais são os nossos pecados de estimação. Sabemos que sempre que vamos nos confessar temos que fazer um exame de consciência e neste nomento é que identificamos os nossos pecados de estimação, porque eles já não pesam na nossa consciência já fazem parte da nossa rotina. Como primeira conseqüência é a perda do prazer da eterna busca a Deus. Deus nos dá o livre arbítrio, porém ele quer que sejamos a sua imagem e semelhança.

Neste momento cito alguns exemplos de experiências do meu convívio com pessoas do meu relacionamento profissional e familiar.
Exemplo:

Convivo com crianças que acordam cedo no domingo e se arrumam para ir ao clube, porém esquecem o compromisso com a missa dominical. Nunca encontram tempo. E a Igreja fica na esquina da minha casa, (estes comentários da nossa vida chamam muito a atenção dos catequizandos).

Temos que estar sempre atentos à palavra de DEUS, pois DEUS sempre tem algo para nos falar. Só que a nossa falta de atenção ao lermos e ao ouvirmos esta palavra não nos deixa perceber isto. A oração é a nossa ligação com DEUS então, é necessário perseverarmos diariamente. Temos que buscar a Deus intensamente, temos que mergulhar na presença de DEUS. É Através desta intimidade com DEUS que pedimos todos os seus DONS para que Ele ilumine o nosso caminho, e nos dê discernimento para escolhermos entre o BEM e o MAL. Para que nossos atos sejam atos que não nos prejudiquem, não prejudiquem aos nossos irmãos e não ofendam a vondade de nosso PAI QUE ESTÁ NO CÉU.

Dinâmica: do papel queimado

Material: papel cortado em forma de coração, caneta para cada uma das crianças, uma bacia no canto do salão e fósforo.

Será entregue o papel em formato de coração para cada criança para que elas possam refletir um pouco e escreverem um pecado daqueles que eu citei como de estimação ou seja, aquele pecado que pensamos que não é pecado e que não tentamos nos livrar dele, tal como não participarmos da missa no domingo para agradecer a DEUS todas as bençãos que recebemos. Em seguida, em silêncio um por um, levantar e ir em direção à bacia e levar o coração com o pecado escrito para ser jogado na mesma e queimado.

Música: Durante esta dinâmica uso a música “Renova-me Senhor”
Renova-me Senhor Jesus
Já não quero ser igual,
Renova-me senhor Jesus
Põe em mim seu coração

Porque tudo que há dentro de mim
Necessita ser mudado senhor!
Porque tudo que há dentro do meu coração
Necessita mais de ti.

Finalidade do Encontro
Neste encontro temos que expor para o catequizando a importância de abrir o coração para DEUS e deixá-lo agir dentro de cada um de nós. Assumir o compromisso de que antes de qualquer ato que cometamos na nossa vida devemos recorrer à orientação de DEUS. O catequizando tem que aprender a ter consciência de que o amor de DEUS por nós é infinito e o reconhecimento deste amor nos levar a ser um ser humano melhor, é através deste amor que superamos todos os obstáculos e nos tornamos capazes de amar uns aos outros e perdoar aqueles que nos ofendem. É necessário sempre lembrarmos da importância do nosso contato com DEUS pois, por pior que sejam o nossos pecados, Ele está pronto a nos PERDOAR. Ele só está esperando que aceitemos a participar do Reino do Céu, que ele tem para nós.

Oração final:

Todos de pé
Queremos pedir perdão a DEUS por todos os nossos pecados, por todas a vezes que fechamos o nosso coração e não deixamos Ele agir em nossas vidas, por isso pedimos: JESUS CRISTO que é nosso SALVADOR nos ajude, que o PAI que é o nosso CRIADOR nos GUIE, e o ESPÍRITO SANTO que é nosso CONSOLADOR nos ILUMINE.
Amém..
Estivemos reunidos aqui em nome do PAI, do FILHO e do Espírito Santos. Amém.

This entry was posted on 09:47 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário

Seja muito Bem-Vindo