TEMA DO ENCONTRO: Amar o próximo  

Posted by: Erick Sávio

ENVIADO POR: Maria José Teixeira
PARÓQUIA: Paróquia: Cristo Luz dos Povos - Belo Horizonte

HISTÓRIA: Atuo na comunidade há dois anos. Quando me vi desempregada, procurei refúgio na igreja e em um domingo senti que Deus havia me chamado. Anunciaram que precisavam de um coordenador para a Catequese aí me vi apossada de uma grande euforia, uma alegria e emoção que nunca havia sentido antes. Era a minha vez de dizer a Deus: Eis me aqui senhor a teu dispor! Foi o que eu fiz.

* Ambientação:
- A sala deverá ser enfeitada com balões de duas cores a critério de cada grupo ((vermelho e branco, por exemplo). Dentro de cada balão deverá haver o nome de um dos Catequizandos para ser utilizado na dinâmica.
- Deixar sobre a mesa, pequenos retângulos de cartolina e pinceis coloridos para preparar crachás para
cada catequizando, à medida que forem chegando.


* Acolhida:
Sejam todos bem vindos. Estamos juntos novamente para aprendermos e levarmos às pessoas as mensagens que Jesus nos ensinou. Durante este ano formaremos um grupo forte que deverá seguir as palavras de Jesus. Vamos procurar ser solidário, amigo e companheiro uns dos outros. Além disto, vamos procurar fazer com que nossa família também aprenda junto conosco.


* Oração inicial:
Vamos rezar juntos um Pai Nosso e Uma Ave Maria para que Jesus em sua infinita bondade possa nos proporcionar um encontro maravilhoso, cheio de graças, alegrias e conhecimentos:


* Conteúdo ou proposito do 1º Encontro:
O propósito do primeiro encontro é descontrair, aproximar os catequizandos e mostrar que devemos rezar uns pelos outros.

Vamos mostrar principalmente que quando as pessoas procuram defeitos nos demais, tudo fica ruim.

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo, mas encontrar qualidades é tarefa difícil, é para pessoas de bom coração e que sabem aceitar as diferenças e amar o próximo independentemente dos seus defeitos.

*Historinha:
Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha reunião. Foi uma reunião de ferramentas para tirar as suas diferenças. O martelo exerceu a Presidência, entretanto lhe foi notificado que teria que renunciar. Por que? Fazia demasiado barulho. E, também passava o tempo todo golpeando. O martelo aceitou a sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso. Disse que ele necessitava dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa. Ante ao ataque, o parafuso aceitou também, mas na sua vez pediu a expulsão da lixa.

Fez ver que era muito áspera em seu tratamento e sempre teria atritos com os demais. A lixa esteve de acordo, com a condição que também fosse expulso o metro, que sempre ficava medindo aos demais segundo a sua medida, como se fora o único perfeito. Nisso entrou o carpinteiro, colocou o avental e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a grossa madeira inicial se converteu em um lindo móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia recomeçou a deliberação. Disse o serrote: Senhores, se há demonstrado que temos defeitos, entretanto o carpinteiro trabalha com nossas qualidades. Isto é o que nos faz valiosos. Assim, devemos nos concentrar em nossos pontos negativos e na utilidade de nossos pontos positivos.

A assembléia concluiu então que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para afinar e limar a aspereza, e observaram que o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma grande equipe capaz de produzir muitos móveis de qualidade. Ficaram felizes com suas fortalezas e por trabalharem juntos”.
Por incrível que pareça ocorre o mesmo com os seres humanos.

* Dinâmica:
Dividir o grupo em duas filas deixando um espaço de aproximadamente dois metros entre eles. Cada pessoa receberá um balão sendo a fila da esquerda com os balões vermelhos e a fila da esquerda com os balões
Brancos. Informar que os balões em hipótese alguma poderão ser estourados pois existe uma surpresa dentro dele.

1) Indicar uma pessoa para ficar no meio (entre as duas filas) e três pessoas de cada fila vão jogar o balão para ela e ela não poderá deixá-los cair. (Claro que isto não será possível).
2) Então a pessoa retornará ao seu lugar e todos vão jogar os balões para cima e todos serão responsáveis por
não permitir que os balões caiam ao chão.
3) O objetivo é não permitir que os balões caiam ao chão. Marcar cinco minutos para esta dinâmica.
Ao final cada um deverá permanecer com um balão na mão.

Objetivo da Dinâmica: Mostrar que o ser Humano não vive sozinho, isolado. O mundo precisa de pessoas capazes de unir esforços e forças em busca do bem comum. Pessoas que buscam a paz para melhoria da
condição humana. Pessoas que trabalham com amor e se dedicam ao bem estar do próximo.

* Oração Final:

Vamos pedir que fechem os olhos e que cientes de que em cada balão existe o nome de uma das pessoas presentes, vamos fazer a seguinte oração para ela. O catequista fala e as crianças repetem:

“Senhor Jesus, nós vos pedimos que o amigo cujo nome está em minhas mãos, tenha muita saúde, paz, alegrias e principalmente seja um bom cristão. Que ele abra seu coração às novas lições de vida que irá aprender e principalmente que seja cada dia mais solidário, preocupado com o irmão carente, com a nossa mãe Terra que
há muito tempo pede socorro, que respeite e cuide da natureza e ame a seus pais e seja feliz. Amém.”

Finalizada a oração cada um estoura o seu balão, lê o nome que está dentro do balão, identifica a pessoa e
lhe dá um grande abraço dizendo:

“Deus é a fonte da luz e da alegria. Deus o abençoe”.

Todos trocam abraços.

This entry was posted on 09:38 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário

Seja muito Bem-Vindo