TEMA DO ENCONTRO: Missões  

Posted by: Erick Sávio

ENVIADO POR: Gabriela Ferreira
PARÓQUIA: Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Araguari - MG

HISTÓRIA: Sou catequista há 16 anos. Inicie na Pastoral da Catequese aos 12 anos com o convite de Irmã Gonny, que na época era coordenadora de catequese na paróquia. Atuei na Catequese Infantil, Catequese de Crisma e Catequese com Adultos. Amo muito trabalhar com crianças. Estive como coordenadora da Catequese Infantil na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Araguari - MG) por cinco anos. Hoje, estou na coordenação Diocesana de Catequese - Diocese de Uberlãndia.



Mensagem: Ser missionário é falar de Jesus Cristo para todo mundo que deseja conhecê-lo.

Objetivo: Mostrar aos catequizandos que missionário não é apenas aquelas pessoas que vão para longe, em outros países pregar o Evangelho. Mas também todos nós enquanto batizados somos chamados para ser missionários

Acolhida

Receba as crianças com alegria, cante músicas animadas com elas e também prepare uma dinâmica divertida.

Motivação – Ver

Comece perguntando às crianças:

Você já parou para pensar em quanta tristeza e falta de esperança existe no mundo?
E sobre a fome, pobreza, guerras, morte, violência...?
E porque falta amor e fraternidade entre as pessoas?
Você acha que falta Deus no coração das pessoas?
Colocação do tema - Iluminar

Vamos abrir a Bíblia em Mt 5, 14;16:

“Vocês são a luz do mundo. Que a sua luz brilhe diante das pessoas, para que elas vejam as suas obras e glorifiquem o Pai, que está no céu”

Justamente porque falta Deus no coração de muita gente que o mundo anda tão “escuro”, sem luz. É por isso que Jesus nos disse para sermos “luz do mundo”, para iluminarmos os caminhos dos outros e para acendermos a luz da esperança!
Deus está presente no mundo! É nossa fé e nossa coragem que podem transformar a tristeza em alegria, o desespero em esperança, a morte em vida!

Nossa missão

Essa é a nossa missão, nossa tarefa: sermos luz, sermos cristãos de verdade! Com certeza, você conhece muita gente assim. Pessoas que transmitem paz, alegria, bondade... Pessoas cheias do amor de Deus no coração!

Há muita gente, por esse mundo, que leva a palavra de Jesus às outras pessoas. Elas evangelizam e ajudam àqueles que precisam. Há pessoas que largam tudo – a casa, a família, a cidade – e vão levar a ajuda espiritual e material a quem precisa. Essas pessoas são os missionários.

Existem missionários espalhados por todo o mundo. No norte e no nordeste do Brasil, por exemplo, existem muitos missionários trabalhando com pessoas simples, que precisam de muita ajuda. Esses missionários ensinam a palavra de Deus e ajudam as pessoas doentes e que passam dificuldades.
Você conhece algum missionário?

O que é o Dia Mundial das Missões?

O Dia Mundial das Missões, organizado pela Obra da Propagação da Fé, é o dia reservado pelos católicos de todo o mundo para especial colaboração pessoal com a ação missionária da Igreja mediante oração e sacrifício.

Anualmente, o Dia Mundial das Missões é celebrado no penúltimo domingo de outubro. Nas palavras do Papa João Paulo II, o Dia Mundial das Missões é “um evento importante na vida da Igreja, pois ensina como contribuir: como oferta feita a Deus, na Celebração Eucarística e por todas as Missões do mundo” (cf. Redemptoris Missio 81).

O Papa João Paulo II falou também do Fundo Universal de ajuda, da Obra da Propagação da Fé, como um “fundo central de solidariedade”. Em mensagem preparada para o Dia Mundial das Missões, o mesmo Papa disse: “A oferta coletada será destinada para o fundo comum de solidariedade a ser distribuído pela Obra da Propagação da Fé, em nome do Papa, às Missões e missionários de todo o mundo”.
Cada ano cresce as necessidades da Igreja Católica nas Missões - como a constituição de novas dioceses, abertura de novos seminários devido ao crescimento do número de jovens que acolhem o chamado de Cristo a segui-Lo como sacerdotes, regiões destruídas por guerras ou fenômenos naturais que devem ser reconstruídas, regiões por longo tempo fechadas à evangelização e que agora se abrem a ouvir a mensagem de Cristo e da Sua Igreja. É por isto que a participação e o comprometimento dos católicos de todo o mundo é tão urgente e necessário.

Cerca de 1,1 mil dioceses de Missão recebem regularmente assistência anual dos fundos recolhidos. Além disto, estas dioceses apresentam à Congregação para a Evangelização dos Povos pedidos de ajuda, entre outras necessidades, para catequese, seminários, trabalhos das comunidades religiosas, meios de comunicação e transportes, construção de capelas, igrejas, orfanatos e escolas. Estas necessidades são providas com as doações arrecadadas cada ano. Os diretores nacionais das POM decidem, em votação, pela melhor utilização destes recursos, considerando as maiores necessidades. Depois os subsídios são distribuídos, na sua totalidade, para as dioceses em Missão pelo mundo afora.

Ensine aos catequizandos o Hino da Infância Missionária.

Hino da Infância Missionária

Vida abundante ao mundo ofereço. Quero acender a chama do amor.
Sou Missionário e mesmo pequeno sirvo alegre ao Reino de Deus.

1. Mãe de Jesus de todas as crianças que mais precisam do nosso amor
acolhe a todos sob o teu manto. Guia-nos sempre para o Senhor.
2. Seguindo os passos dos nossos padroeiros, vamos a vida inteira, doar
como Francisco e Teresinha nossa missão é Cristo anunciar.
3. Com alegria, reconstruiremos Senhor Jesus o teu Reino de amor
a Boa Nova anunciaremos com nossa vida, em teu nome, Senhor.

Ação - O agir transformador

Falar do amor de Deus s do amor entre as pessoas.
Ensinar que Jesus é Deus e veio para salvar a todos do pecado e das coisas ruins, que fazem a gente sofrer. Viver conforme o jeito de Jesus, isto é, sendo amigo dos outros, ajudando os necessitados, fazendo atos de amor como: doar brinquedos, roupas, calçados, etc; perdoar as ofensas, evitar brigas.

Atividades

Peça aos catequizandos para fazerem uma pesquisa sobre algum dos missionários citados: Bartolomeu de Las Casas, José de Anchieta, Manoel da Nóbrega, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce e o Santo Padre o Papa João Paulo II. Depois organize um mural com gravuras e trabalhos dos catequizandos sobre Missões e Missionários.


Celebração

Insistam que o primeiro lugar da missão de cada um é sua casa e o lugar onde está. Que cada um, ali, dê testemunho de Jesus Cristo. Rezem com eles pelas Missões e Missionários. Cante com eles a Oração de São Francisco.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

Senhor!
Fazei-me um instrumento de vossa paz
Onde houver odio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdao
Onde houver discordia, que eu leve a uniao
Onde houver duvida, que eu leve a fe
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperanca
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz

Ó Mestre!
Fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Porque é dando que se recebe
É perdoando que se esta perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna

This entry was posted on 09:44 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário

Seja muito Bem-Vindo